Tomógrafos: helicoidal e multidetector







Evidenciar as características dos tomógrafos helicoidais e multidetectores.

O tomógrafo helicoidal sucedeu o equipamento de 4 geração, associando a tecnologia slip-ring, que permitiu a rotação contínua do tubo ao deslocamento simultâneo da mesa. Os cortes tomográficos são obtidos com a mesa em movimento, de forma que as "fatias" não são necessariamente planas, mas na forma de hélices (Figura 1), enquanto o método de aquisição assemelha-se a um modelo espiral (NÓBREGA, 2005).
Técnica Helicoidal. Fonte: Nóbrega (p. 6, 2005).
Novos conceitos foram introduzidos, como:
  • Revolução: compreende o giro de 360 graus do conjunto tubo-detectores. O tempo de aquisição dos cortes influencia a velocidade de rotação do conjunto. Nos TCs helicoidais o tempo de revolução média é de 1 segundo (NÓBREGA, 2005).
  • Pitch: representa a razão entre a velocidade da mesa pela colimação do corte.
  • Interpolação: processo utilizado em tratamento de imagens, que permite aumentar artificialmente a resolução das imagens, adicionando pontos de cores intermediárias entre os já existentes.

Tomografia Helicoidal Multidetectores (Multislice)

Na expectativa de aumentar ainda mais a capacidade de obtenção de cortes por unidade de tempo, surgiram os equipamentos helicoidais de tecnologia multidetectores, ou mais popularmente conhecidos por multislice. Esses equipamentos passaram a apresentar múltiplos conjunto de anéis detectores de forma estrategicamente emparelhada (Figura 2), tornando-se possível a aquisição simultânea de vários cortes por imagem observados na Figura 3 (NÓBREGA, 2005).
Múltiplos detectores. Fonte: Nóbrega (p. 7, 2005).
Múltiplos cortes. Fonte: Nóbrega (p. 7, 2005).
Referências
BUSHONG, S. C. Radiologic Science for Technologists – Physics, Biology and Protection. Ed. St. Louis MO: Mosby-Year Book Inc., 1997.
NÓBREGA, A. I. Manual de Tomografia Computadorizada. São Paulo: Atheneu/ Centro Universitário São Camilo, 2005.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube