OMBRO - AXILAR




Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 18 x 24 cm , no sentido transversal.
Grade estática (com o RC orientado para a linha central da grade, em sentido 
transversal, para prevenir o corte da grade por causa do ângulo do RC) .
limite de 60 kVp . 



Posição do Paciente:
Coloque o paciente em decúbito dorsal com o ombro elevado a cerca de 2 polegadas (5 cm) do tampo da mesa, usando um suporte abaixo do braço e do ombro para colocar a parte do corpo próxima ao centro do chassi.



Posição da Parte: 
Mova o paciente na direção da extremidade anterior do tampo da mesa e coloque um suporte para o braço voltado contra a extremidade da mesa, de modo a sustentar o braço abduzido.
Rode a cabeça para o lado oposto, coloque o chassi vertical na mesa o mais próximo possível do pescoço e sustente com sacos de areia.
Abduza o braço a 90° do corpo se possível; mantenha em rotação externa, com a palma da mão voltada para cima e suportes sob o braço é a mão.


Raio Central:
Direcione o RC medialmente entre 25° e 30°, orientado horizontalmente em relação à axila e à cabeça do úmero. Se a abdução do braço for menor que 90°, o ângulo medial do RC também deve ser diminuído para 15° a 20° se possível. 
DFoFi mínima de  (100 cm).



Colimação: 
A colimação deve ser próxima, nos quatro lados.


Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Uma incidência lateral da porção proximal do úmero em relação com a cavidade escapuloumeral é mostrada. . O processo coracóide da escápula e o tubérculo menor do úmero serão vistos perfil. A espinha da escápula é vista logo abaixo da articulação escapulourneral.



Posição: 
O braço é visto abduzido a 90° em relação ao corpo. As bordas superior e inferior da cavidade glenóide devem estar diretamente superpostas, indicando o ângulo correto do Rc.



Colimação e RC: 
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do ombro afetado. O RC e o centro do campo de colimação devem estar na axila e cabeça do úmero.



Critérios de Exposição: 
A combinação adequada de densidade e contraste sern nenhuma movimentação mostrará o trabeculado ósseo de forma clara e definida.
As margens ósseas do acrômio e da parte distal da clavícula serão visíveis através da cabeça do úmero.



A Radiografia terá que ficar parecida com essa:






Para o Raio-X axilar pode colocar o paciente em decúbito dorsal, ou na beirada da mesa com o braço esticado, coloque o filme abaixo do ombro, afaste a cabeça de forma que ela não fique sobre o ombro.
Caso você realizar a incidência com o paciente em pé na beira da mesa peça para o paciente se abaixar de forma que o ombro fique o mais próximo do filme possível e bata o Raio.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube