História da tomografia computadorizada


Em 1895, o físico Wilhelm Conrad Roentgen descobriu os raios X e o desenvolvimento dos equipamentos de raios X desde a sua descoberta possibilitou o avanço dos aparelhos de tomografia computadorizada.
Godfrey Hounsfield demonstrou a técnica em 1970 pela primeira vez. Hounsfield era físico engenheiro da EMI Ltda., empresa inglesa famosa por ter gravado os discos dos Beatles, e tanto ele quanto sua companhia receberam, merecidamente, grande aclamação. Isso fez com que em meados da década de 1970 começasse a produção industrial, com a consequente comercialização dos aparelhos de tomografia computadorizada.
Por falta de apoio matemático, nos anos de 1960, a tomografia computadorizada começou a se desenvolver de forma lenta e, em 1961, o neurologista William Oldendorf construiu manualmente um sistema de reconstrução de uma seção transversal de um objeto constituído de argolas e ferro de alumínio.
No Brasil, mais precisamente em São Paulo, foi instalado o primeiro tomógrafo em 1977 e logo depois, no mesmo ano, o primeiro aparelho do Rio de Janeiro iniciou seu funcionamento.
Em 1979, Alan Comarck, um físico médico da Tufts University, dividiu o Prêmio Nobel de Física com Hounsfield por desenvolver a matemática utilizada na reconstrução de imagens de TC. Essa foi a contribuição matemática fundamental para o problema da reconstrução.
Em 1980 as pesquisas apresentaram os avanços clínicos obtidos pelo uso da tomografia computadorizada na detecção do câncer de pulmão. Também na primeira metade dos anos 1980, o desenvolvimento permitiu uma diminuição no tempo de aquisição de dados, passando de cinco minutos para cerca de vinte segundos.
O aparecimento da imagem diagnóstica por ressonância magnética preocupou o uso da tomografia computadorizada na segunda metade da década de 1980, mas algumas aplicações importantes, como estudos dos ossos e fraturas, fizeram com que a tomografia computadorizada permanecesse no mercado.
Os aparelhos de tomografia helicoidal apareceram em 1989 e logo em seguida, na década de 1990 surgiram as primeiras aplicações em imagens tridimensionais e a tecnologia da tomografia computadorizada helicoidal evoluiu.
Os equipamentos de tomografia computadorizada de corte duplo, capazes de gerar a imagem de dois cortes anatômicos por volta completa do tubo de raios X, começaram a ser comercializados em 1992. A partir desses aparelhos surgiram os aparelhos de tomografia computadorizada com varredura multicorte que utilizavam os arcos multidetectores. Nesse mesmo ano começaram as aplicações diagnósticas angiográficas.
Em 1994 surgiram os aparelhos do tipo subsegundo, nos quais a volta completa do tubo de raios X, necessário para a aquisição de imagem em um corte anatômico, ocorria em menos de um segundo. Em 1998 foi lançada a versão de aparelhos de tomografia computadorizada helicoidais multicorte.
A velocidade de varredura de volumes foi aumentada nos equipamentos de tomografia multicorte no ano de 2000. A aquisição de dados de um estudo completo poderia ser feita em menos de 10 segundos. Em 2001 tivemos um crescimento nas aplicações diagnósticas dos equipamentos de tomografia computadorizada e o uso de sistemas de otimização de aquisição das imagens de corte com a minimização da dose em paciente.
Em 2002 foram lançados os aparelhos de tomografia computadorizada helicoidal multicorte capazes de gerar oito e dezesseis cortes simultâneos por rotação completa do tubo de raios X e em 2004 surgiram os aparelhos helicoidais multicorte de 32 e 64 cortes simultâneos por volta completa do tubo de raios X.

Referências
BUSHONG, S. C. Radiologic Science for Technologists – Physics, Biology and Protection. Ed. St. Louis MO: Mosby-Year Book Inc., 1997.
MOURÃO, A. P. Tomografia Computadorizada tecnologias e aplicações. São Caetano do Sul, SP: Difusão, 2007.
SANTOS, E. S.; NACIF, M. S. Manual de técnicas em tomografia computadorizada. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube