ANATOMIA: SISTEMA RESPIRATÓRIO


 

MECÂNICA RESPIRATÓRIA: Durante a inspiração e durante a expiração, o ar passa por diversos e diferentes segmentos que fazem parte do aparelho respiratório:

NARIZ: É o primeiro segmento por onde, de preferência, passa o ar durante a inspiração. Ao passar pelo nariz, o ar é filtrado, umidificado e aquecido. Na impossibilidade eventual da passagem do ar pelo nariz, tal passagem pode acontecer por um atalho, a boca. Mas infelizmente, quando isso acontece, o ar não sofre as importantes modificações descritas acima.

FARINGE:  Após a passagem pelo nariz, antes de atingir a laringe, o ar deve passar pela faringe, segmento que também serve de passagem para os alimentos.

LARINGE: Normalmente permite apenas a passagem de ar. Durante a deglutição de algum alimento, uma pequena membrana (epiglote) obstrui a abertura da laringe, o que dificulta a passagem fragmentos que não sejam ar para as vias respiratórias inferiores. Na laringe localizam-se também as cordas vocais, responsáveis para produção de nossa voz.

TRAQUÉIA: Pequeno tubo cartilaginoso que liga as vias respiratórias superiores às inferiores, logo abaixo.

BRÔNQUIOS: São numerosos e ramificam-se também numerosamente, como galhos de árvore. Permitem a passagem do ar em direção aos alvéolos.

BRONQUÍOLOS: Mais delgados, estão entre os brônquios e os sacos alveolares, de onde saem os alvéolos. Por toda a mucosa respiratória, desde o nariz até os bronquíolos, existem numerosas células ciliadas, com cílios móveis, e grande produção de muco. Tudo isso ajuda bastante na constante limpeza do ar que flui através das vias respiratórias. Os alvéolos apresentam uma certa tendência ao colabamento. Tal colabamento somente não ocorre normalmente devido à pressão mais negativa presente no espaço pleura, o que força os pulmões a se manterem expandidos. O grande fator responsável pela tendência de colabamento dos alvéolos é um fenômeno chamado Tensão Superficial. A Tensão Superficial ocorre no interior dos alvéolos devido a grande quantidade de moléculas de água ali presente e revestindo, inclusive, toda a parede interna dos alvéolos. A Tensão Superficial no interior dos alvéolos certamente seria bem maior do que já o é se não fosse a presença, nos líquidos que revestem os alvéolos, de uma substância chamada surfactante pulmonar. O surfactante pulmonar é formado basicamente de fosfolipídeos (dipalmitoil lecitina) por células presentes no epitélio alveolar. A grande importância do surfactante pulmonar é sua capacidade de reduzir significativamente a tensão superficial dos líquidos que revestem o interior dos alvéolos e demais vias respiratórias.


QUADRO REMISSÍVO:

CAVIDADES NASAIS = filtram, umidificam e aquecem o ar que vai para os pulmões.

FARINGE = permite a passagem do ar (naso-faringe), dos alimentos (oro-faringe) e da emissão de som (laringo-faringe).

LARINGE = composta de 9 cartilagens, tranfere o ar da faringe para a traquéia.

TRAQUÉIA = formada por anéis cartilagíneos, cuja função é impedir o fechamento da traquéia.

BRÔNQUIOS = estrutura formada por brônquios principais (1ªordem), brônquios lobares (2ªordem) e brônquios segmentares (3ª ordem). Todas essas estruturas formam a árvore brônquica.

PULMÕES = órgãos pares que se apresentam na cavidade torácica, onde o pulmão direito possui 3 lobos, o pulmão esquerdo possui 2 lobos e as pleuras são camadas serosas que revestem o pulmão.

MECÂNICA RESPIRATÓRIA = HEMATOSE

Mecânica respiratória é o trabalho em conjunto dos músculos respiratórios (diafragma, escalenos anterior, médio e posterior, peitoral menor, reto abdominal, intercostais internos e externos), ossos (costelas, esterno e vértebras), pulmão e coração. As patologias mais comuns são: hemotórax, pneumotórax, distúrbios do nervo frênico, distúrbios do diafragma.
EM RESUMO:

O SISTEMA RESPIRATÓRIO é formado pelo nariz e a cavidade nasal, faringe, laringe, traquéia e brônquios, que conduzem o ar até os pulmões e desses para o meio externo. Nos pulmões, a árvore brônquica se divide levando o ar aos alvéolos, onde ocorre a troca gasosa.

NARIZ E CAVIDADE NASAL
A cartilagem do septo nasal forma a parte anterior do septo nasal e divide a cavidade nasal em 2 partes. A parte central do septo nasal é formada pelo vômer e a parte posterior pela lâmina perpendicular do osso etmóide. O teto ósseo do nariz é formado pelos ossos frontal, etmóide, esfenóide e vômer. O assoalho do nariz é formado pelos ossos, maxila e palatino. As conchas nasais aumentam a superfície dentro do nariz e o epitélio da concha secreta muco.

SEIOS PARANASAIS
Incluem o seio maxilar, frontal, esfenoidal e as células etmoidais. São espaços que contêm ar e se comunicam com a cavidade nasal.

FARINGE
É uma estrutura músculo-membranosa que se estende da base do crânio (cavidade nasal) até o esôfago. Comunica-se com a cavidade nasal através dos cóanos, com a orelha média através das tubas auditivas, com a laringe através do ádito da laringe e com o esôfago. A faringe é dividida em 3 partes: parte nasal (naso-faringe), parte oral (oro-faringe) e parte laríngea (laringo-faringe).

LARINGE
O esqueleto cartilaginoso da laringe é formado por 3 cartilagens pares (aritenóides, cuneiformes e corniculadas), 3 ímpares (tireóide, cricóide e epiglote). Essas cartilagens estão unidas ao osso hióide, acima, e à traquéia, abaixo, por intermédio de ligamentos e músculos.

TRAQUÉIA
A traquéia é um tubo de aproximadamente 2,5cm de diâmetro e cerca de 11cm de comprimento. Estende-se da laringe até a altura da 6ª vértebra torácica, onde se divide em 2 brônquios principais. Sua parte posterior entra em contato com a parede do esôfago.

BRÔNQUIOS E RAMOS
Os 2 brônquios principais, cada um suprindo um pulmão, derivam da traquéia na altura da 6ª vértebra torácica. O brônquio direito é mais curto, tem maior calibre e seu trajeto é mais vertical, sendo que o esquerdo é mais longo, menos calibroso e de trajeto mais horizontalizado.

PULMÕES
Os pulmões têm forma semelhante a um cone, com o ápice situado no espaço superior da cavidade torácica, atrás da clavícula. A base de cada pulmão (face diafragmática), larga e côncava, apóia-se sobre a superfície convexa do diafragma. A superfície medial de cada pulmão é côncava e encosta-se no mediastino. O hilo do pulmão, fenda encontrada na face mediastinal, é o local por onde estruturas que formam a raiz do pulmão (brônquios, vasos e nervos) penetram nesse órgão. Os pulmões estão divididos por fissuras.

CAVIDADE TORÁCICA
A cavidade torácica está separada do abdome pelo diafragma. Os pulmões estão separados pelo mediastino. O mediastino está limitado anteriomente pelo esterno, posteriomente pelas vértebras torácicas e superiormente pela entrada torácica. A pleura visceral reveste a superfície do pulmão. A pleura parietal está em contato com o diafragma e a superfície interna do tórax. Entre essas 2 camadas encontra-se a cavidade pleural, preenchida por líquido pleural.
Comentários
0 Comentários
Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube