RX ÚMERO - TRANSTORÁCICO

Fatores Técnicos

Tamanho do filme - 30 x 40 cm (10 x 12 polegadas), no sentido longitudinal
Limite de 80 kVp 




Posição do Paciente:
Obtenha a radiografia com o paciente em decúbito dorsal ou ereto. (A posição ortostática é a preferida, que também pode ser mais confortável para o paciente.) Coloque o paciente em posição lateral, com o lado de interesse voltado contra o chassi. Com o paciente em decúbito dorsal, coloque linhas de grade verticalmente e oriente o RC para a linha central. de modo a prevenir o corte de grade.




Posição da Parte: 
Coloque o braço afetado ao lado do corpo do paciente em rotação neutra; permita a queda do ombro, se possível. Eleve o braço oposto e coloque a mão sobre a cabeça; eleve o ombro o máximo possível para impedir a superposição em relação ao ombro afetado.
Centralize o colo cirúrgico e o centro do filme em relação ao RC, conforme projetado através do tórax.
Assegure-se de que o tórax esteja em posição lateral verdadeira ou com discreta rotação anterior do ombro não-afetado para minimizar a superposição do úmero por vértebras torácicas.




Raio Central:
O RC deve estar orientado perpendicularmente ao chassi, direcionado através do tórax para o colo cirúrgico.
DFoFi mínima de 40 polegadas (100 cm)




Colimação: 
A colimação deve ser feita nos quatro lados da área de interesse.




Critérios Radiográficos

Estruturas Mostradas: 
Uma incidência lateral da metade proximal do úmero e da articulação glenoumeral deve ser visualizada através do tórax, sem a superposição do ombro oposto. 




Posição: 
O contorno da diáfise da porção proximal do úmero deve ser claramente visualizado anteriormente às vértebras torácicas. . A relação entre a cabeça do úmero e a cavidade glenóide deve ser demonstrada.  




Colimação e RC: 
A colimação deve ser visível nos quatro lados da área do ombro afetado. . O RC e o centro do campo de colimação devem estar no colo cirúrgico do úmero afetado.




Critérios de Exposição: 
A combinação adequada de densidade e contraste mostrará todo o contorno da cabeça do úmero e da metade proximal do úmero. As costelas sobrejacentes e as impressões pulmonares devem aparecer distorcidas por causa da técnica de respiração, mas os contornos ósseos do úmero devem aparecer com nitidez, indicando que não houve nenhuma movimentação do braço durante a exposição.




A Radiografia terá que ficar parecida com essa:








Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Copyright © RADIOLOGIA X |
Design by KALID HOBLOS | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube